Proj. Investimento

Para melhorar desempenhos, consolidar e conquistar mercados, melhorar a rentabilidade ou para simplesmente sobreviver, as empresas têm permanentemente no horizonte decisões de investimento.
No entanto o investimento tanto pode ser o oxigénio que renova o sangue das empresas, como o vírus que o destrói. Sendo certo que a oportunidade é central em qualquer decisão – uma mesma decisão poderá ser óptima num momento mas péssima noutro – é decisiva quando se trata de investimento. Nada é mais sensível à oportunidade!
É fundamentalmente o sentido de oportunidade de um investimento – uma oportunidade avaliada em função de factores endógenos e exógenos – que traça a linha que separa o sucesso do insucesso. A oportunidade em função da organização e da estrutura da empresa. A oportunidade de mercado, a oportunidade financeira e até a oportunidade institucional.
Um investimento oportuno é aquele que resulta da oportunidade, muitas vezes rara, da convergência de todas essas oportunidades.
É frequente dar total prioridade à oportunidade financeira, em particular se nessa oportunidade cabem subsídios ao investimento. Os apoios financeiros representam uma oportunidade de investimento mas, sob pena de não representarem qualquer vantagem, é indispensável procurar e/ou promover as demais oportunidades.
O pior serviço que se presta às empresas e empresários, e à economia, é vender projectos de investimento a metro, simplesmente à procura do subsídio ou do financiamento mais interessante. É fundamental começar sempre por avaliar oportunidades!
Começam agora a chegar novos e decisivos apoios comunitários, que certamente representarão novas oportunidades de investimento, novos Projectos de Investimento. De investimento interessante, porque não basta que apenas o seu financiamento o seja! 

Sem comentários:

Enviar um comentário