Sist. Informação

A Contabilidade é o mais antigo e o mais convencional dos Sistemas de Informação nas empresas, e tem na Contabilidade Analítica a sua face mais rica e poderosa. A Contabilidade Analítica continua, apesar da extraordinária capacidade de produzir informação dos actuais ERP´s, a constituir a maior fonte de informação de gestão, indispensável para manter as principais ferramentas de gestão, em especial  o Planeamento e Controlo de Gestão, com o qual terá de estar alinhada a partir de uma estrutura conceptual comum.
Como informação que é tem de ser de fácil leitura. E oportuna, de estar disponível em tempo. Uma excelente informação, fácil de ler, mas fora de tempo, não vale de muito. A oportunidade, nesta como noutras matérias da gestão, é factor crítico. Com os actuais ERP´s já não há justificação para que qualquer informação não esteja disponível em tempo real. Mesmo a que vem da Contabilidade.
Os sistemas produzem e disponibilizam informação. Mas há que comunicá-la, que a levar aos seus utilizadores. A quem dela precisa para tomar decisões.
Os actuais ERP´s, se bem costumizados – se convenientemente adaptados à realidade da empresa e do negócio, outra das áreas de intervenção da Consultoria – resolvem também boa parte dos problemas da comunicação.
Não os resolvem todos, e não resolvem de todo os problemas de alguma info-exclusão, que nalguns casos ainda subsistem. Há sempre necessidade de converter e adaptar informação para, através de formas sistematizadas de Reporting, a levar aos seus destinatários.

Sem comentários:

Enviar um comentário